Oficina de Maculelê

Dia 11 de agosto, 15h


Linguagens

Dança

Descrição Curta:
Oficina com contextualização e vivência da dança Maculê

Classificação Etária: 10 anos

Mais Informações: (11) 2408-5402

CEU Guarulhos Bambi

ver mapaocultar mapa

Dia 11 de agosto de 2017 às 15:00

Endereço: Rua Benedito Thieso, S/N° , Parque Residencial Bambi, 07159-870, Guarulhos, SP

Descrição

Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia. É, atualmente, uma expressão teatral que conta, através da dança e dos cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.

Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesa. Em um grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que causa um bonito efeito visual pelas faíscas que saem a cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.

Popó do Maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha, em Santo Amaro (Bahia), chamado Conjunto de Maculelê de Santo Amaro da Purificação. Existem também outras comunidades, como a comunidade quilombola Monte Alegre, no sul do município de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo), onde o maculelê ainda é passado de geração à geração, com o objetivo de não perder a cultura tradicional.

Fonte: Wikipédia

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem