Fórum Municipal de Cultura

Os Fóruns são instâncias de articulação de ideias e pessoas. Não sendo palco de deliberações, estes espaços se caracterizam pela troca de informações e experiências que contextualizam o cenário cultural e subsidiam a elaboração de diretrizes e ações propositivas a serem deliberadas nos canais próprios para este fim.

Inscrições no link à esquerda "Fórum Municipal de Cultura - Guarulhos, 2017".

Centro Municipal de Educação Adamastor

Dia 12 de agosto de 2017 às 08:00

CEU Guarulhos Pimentas

Dia 27 de maio de 2017 das 08:00 às 14:00. Inscrições abertas.

Endereço: Estrada do Caminho Velho, 351 , Pimentas, 07252-312, Guarulhos, SP

CEU Guarulhos Presidente Dutra

Dia 10 de junho de 2017 às 08:00

Preço: gratuito

Endereço: Rua João Bassi, S/N° , Jardim Presidente Dutra, 71724-040, Guarulhos, SP

CEU Guarulhos Jardim Cumbica

Dia 1 de julho de 2017 às 08:00

Preço: gratuito

Endereço: Avenida Atalaia do Norte, 544 , Jardim Cumbica, 07240-120, Guarulhos , SP

EPG Profa. Sílvia de Cássia Matias

Dia 15 de julho de 2017 às 08:00

Preço: gratuito

Endereço: R. Conceição da Barra, S/N° , Jardim Santa Inês, 07141-260, Guarulhos, SP

EPG Dolores Gilabel Hernandes Pompeo

Dia 29 de julho de 2017 às 08:00

Preço: gratuito

Endereço: Avenida Alexandre Grandisoli, , 254 , Parque Continental II, 07100-000, Guarulhos, SP

O Grupo de Trabalho (GT) - indicado pela sociedade civil e pelo poder público para organizarem e realizarem os Fóruns Municipais de Cultura e a Conferência Municipal de Cultura – reuniu-se durante os meses de março, abril e maio para definição da quantidade, formato, temática e calendário dos fóruns. Os integrantes decidiram que serão realizados seis Fóruns Municipais de Cultura em 2017, todos com os mesmos temas mas como uma distribuição regional que facilite a participação de todos os interessados.

Serão realizadas inscrições separadas para cada um dos encontros e qualquer pessoa poderá participar. Os interessados deverão estar atentos ao calendário, pois as inscrições serão abertas na semana anterior à realização dos Fóruns.

Como participar?
A participação nos Fóruns Municipais é livre, mas é necessário se inscrever na plataforma GruCultura http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br, e posteriormente no endereço do Fórum http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/214/.

Temas
Os temas dos Fóruns Municipais de Cultura de 2017 estão relacionados à discussão temática que vem sendo realizada em âmbito Federal, como preparação para a próxima Conferência Nacional de Cultura.

- Economia da cultura e novas tecnologias;
- Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento;
- Cultura e sustentabilidade;
- Democracia, cidadania e diversidade;
- Política cultural, gestão e capacitação;
- Preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

A mesma temática será utilizada para organizar os debates da V Conferência de Cultura de Guarulhos, prevista para acontecer em setembro deste ano. Portanto, por tratar-se de um ano de Conferência Municipal, o GT buscou organizar os Fóruns de 2017 como preparação para esta.

Formato
Os Fóruns acontecerão aos sábados pela manhã, das 8h às 13h e o encontro será dividido em dois momentos. Primeiramente haverá uma apresentação geral dos temas e da organização dos trabalhos, logo em seguida os participantes se dividirão em seis salas representando os seis eixos de discussão. Todo o diálogo será registrado e sistematizado em formato de relatório ao fim dos seis Fóruns.