As informações deste registro é histórico gerado em 03/01/2017 ás 11:21:17.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Teatro Público Municipal

Capacidade: 197

Telefone Público: (11) 2459-1813

Endereço: Rua dos Coqueiros, 74 , Vila Galvão, 07073-005, Guarulhos, SP

CEP: 07073-005

Logradouro: Rua dos Coqueiros

Número: 74

Complemento:

Bairro: Vila Galvão

Município: Guarulhos

Estado: SP

Descrição

O Teatro Nelson Rodrigues é um marco da cultura na cidade. Localizado no bairro da Vila Galvão, ele praticamente surgiu em conjunto com a região. Ele foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo para ser um prédio escolar e sobre este alicerce foi inaugurado em 1981, sendo o primeiro espaço pertencente a Prefeitura Municipal com função de receber apresentações cênicas e musicais, além de ser um importante centro de manifestações artísticas e culturais da cidade.

Contar a história do Teatro é debruçar-se sobre a história do bairro. Após adquirir parte da Fazenda Cabuçu, a família de Francisco Gonzaga de Vasconcelos fez uso das duas casas que pertenciam a sede da Fazenda, entre elas, a que abrigaria futuramente o teatro. Isto em 1909.

Sob a chegada do trem da Cantareira, cuja estação localizava-se próximo as instalações da Empresa Cerâmicas Paulista, propriedade da família Vasconcelos e que usava a linha do trem para escoar seus tijolos para a capital São Paulo, o bairro rapidamente expandiu-se.

Em torno da Cerâmica Paulista é que o nome “Vila Galvão” foi alcunhado. Devido a uma crise financeira que atingia a sua fábrica, Francisco Vasconcelos convidou o Ezequias de Moura Galvão para ser o administrador. Com a construção de casas ao redor da fábrica, o espaço se tornou a “Vila do Galvão”.

Com o trem e as melhorias locais, além das belezas naturais provenientes da proximidade com a Serra da Cantareira, a região se torna nos anos seguintes um conhecido balneário de diversão para os paulistanos que procuravam sossego.

Fonte: AAPAH

Critérios de uso do espaço

Informações no telefone (11)2475-7465