Carlos J Fernandes Neto


Área de Atuação

Cultura Popular
. Atuação nas áreas Cultura Popular, música, teatro, cinema, web rádios. Pós Graduado em Administração Bancária, Bacharel em Administração, Licenciatura em Gestão Empresarial. Agente Cultural na cidade de Guarulhos desde 1973. Fundador do Samba do Sino, Bloco do Sino Carnaval de Rua, Programas No Batuque do Samba e Samba Acadêmico que atualmente é transmitido em Portugal.

Site: http://sambadosino.blogspot.com.br/

E-mail: sambadosino@gmail.com

Telefone Público: (11) 99221-6816

Descrição

Nasceu em Pompéia, interior do estado de São Paulo em setembro de 1959, tendo se estabelecido em Guarulhos em 1960. Pós Graduado em Administração Bancária, Bacharel em Administração, Licenciatura em Gestão Empresarial. Agente Cultural na cidade de Guarulhos desde 1973, atuando nas áreas de Teatro, Música e Cinema, além de ter desenvolvido projetos culturais. Comissário Elaboração Plano Estadual de Cultura Estado de São Paulo para o os próximos 10 anos/2014. Diretor Fundador da ASTEC SP – Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo. Foi bancário durante 28 anos.
● Participou da mesa de discussões para elaboração de Editais de Saraus em conjunto com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo durante o exercício de 2013. Atuante nas Conferências de Cultura da Cidade de Guarulhos. Interagindo com a Secretaria de Cultura Municipal de Guarulhos apresentando propostas, especialmente para a Cultura Popular.
● Comissário junto a Comissão Para Elaboração do Plano Estadual de Cultura do Estado de São Paulo para os próximos 10 anos 2014.
● Roteirista do Curta COLETIVO baseado no poema de Antonio Cicero, Projeto Cine(POE)Mas POESIS, lançado em 2015.
● Comanda o Programa Samba Acadêmico pela Rádio Vidas de Portugal
● É fundador do Grupo de Teatro Amador Fênix e Grupo EMA de Teatro, autor de peças teatrais como "MUDÓCULO" e "SÓ NÃO CHOVE EM NOSSA HORTA". Atuante nos Festivais de Música Estudantil e das Faculdades Integradas de Guarulhos durante a década de 80; Coordenou Mostras de Dança na cidade.
● Desenvolve trabalho de levantamento histórico no bairro do Jardim Tranquilidade em Guarulhos, resgate das atividades culturais no GALPÃO, espaço muito ativo nos anos de 1950 e 1960. Fundou o “Movimento Cultural Samba do Sino”, que conta com acervo de fotos e histórias contadas pelos próprios moradores, além de realizar um trabalho de pesquisa da História do Samba que pode ser consultado através do site do Samba do Sino - sambadosino.blogspot.com, com mais de 135 mil visualizações, o canal Youtube conta com mais de 65 mil visualizações.
● Produziu matérias sobre o Samba que foram publicadas no site - guarulhosweb.com.br . É colunista do site guarumusic.com.br onde escreve a Coluna “Histórias do Samba”. Atualmente também faz parte da diretoria da ASTECSP – Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo. Comanda o Programa Samba Acadêmico transmitido pela Rádio VIDAS de Portugal. Em 03/2012 ministrou Palestra na IV Semana Castro Alves de Literatura e Artes na Faculdade de Guarulhos, em Semana Cultural promovida pela Academia Guarulhense de Letras sobre o tema “Batuqueiros escravos nascidos livres, o samba e o “malandro” ultrapassam a cultura vigiada”. É Fundador da UNIBLOCOS Blocos de Rua de Guarulhos.
● Participou da Fundação da Casa de Cultura Paulo Pontes em Guarulhos. Fundador do Samba do Sino – Movimento Cultural e Bloco do Sino Carnaval de Rua.
● Publica a Revista Eletrônica Samba Acadêmico.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Samba do Sino

Samba do Sino. A Roda surge em 2008 em virtude da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem